Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016
 
 

Gestão de unidades de conservação e poluição ambiental foram temas tratados no segundo dia do Congestas 2016

Postado por Ecogestão Brasil, em 12 de dezembro de 2016  •  Comentários (0)   

 

Para o segundo dia do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, foram proferidas seis palestras e uma mesa-redonda.

Jose Etham Lucena Barbosa


De início, o Biólogo José Etham de Lucena Barbosa, da Universidade Estadual da Paraíba, proferiu a palestra "Invasão biológica na perspectiva das mudanças climáticas", alertando para os riscos da introdução de espécies exóticas, principalmente com a existência do fenômeno do aquecimento global intensificado.

Carolina Cigerza Camargo


Depois, foi a vez da também Bióloga Carolina Cigerza Camargo, da Secretaria de Meio Ambiente do Municício de João Pessoa, discorrer sobre o "Licenciamento ambiental de Estação Rádio Base (ERBs)", principalmente levando-se em consideração as incongruências encontradas na legislação ambiental nacional e municipal (João Pessoa).

Maria do Socorro Viana do Nascimento


Encerrando a programação do período da manhã a Professora Doutora Bióloga Maria do Socorro Viana do Nascimento, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), proferiu a palestra "A poluição dentro de você: os contaminantes ambientais e seus efeitos no corpo humano", que alertou a plateia sobre os riscos à saúde humana dos contaminantes a qual estamos expostos e deu algumas discas de como evitá-los.

Mesa Redonda


No início do período da tarde, foi realizada a mesa-redonda "Poluição sonora, mineração, processo administrativo ambiental e suas regulamentações punitivas", que foi moderada pela Dra. Yanara Pessoa Leal, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), contando com os palestrantes Dr. Franklin Furtado de Almeida, da Advocacia Geral da União (AGU), Dr. Ieuri Amaral Rolim, da Faculdade Internacional da Paraíba (FAP) e da Dra. Maria do Socorro Menezes, da Secretaria do Meio Ambiente do Municício de João de Pessoa, que terminou tornando-se uma verdadeira aula de cidadania ambiental.

Jose Roberto Lima


Ao proferir a palestra Gestão ambiental de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN): o caso da Fazenda Almas no Semiãrido da Paraíba, o gestor dessa Unidade de Conservação, M. Sc. José Roberto Lima, mostrou a importância da criação de Unidades de Conservação, principalmente no Bioma Caatinga, que é um dos ecossistemas brasileiro mais negligenciado, no que diz respeito à proteção legal, bem como discorreu sobre as estatégias utilizadas para a conservação dessa área protegida.

Henrique Neves


Finalizando a programação do segundo dia do Congestas 2016, o Professor Dr. Henrique John Pereira Neves, do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), do Município de Caruaru, proferiu a palestra "Tratamento alternativo de ar poluído utilizando sucata", demonstrando que, com criatividade e poucos recursos, podem-se criar equipamentos alternativos para melhorar a qualidade do meio ambiente.

 
 

Tem início o Congestas 2016

Postado por Ecogestão Brasil, em 11 de dezembro de 2016  •  Comentários (0)   

 

Começou nesse domingo (11) o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, promovido pela Ecogestão Brasil, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (SUDEMA), da Secretaria de Meio Ambiente do Município de João Pessoa (SEMAM), da Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo (SEMAPA), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB), da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), da Rede de Educação Ambiental da Paraíba (REA/PB), da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (EMLUR), da Rede Brasileira de Informações Ambientais (REBIA), e de outros parceiros. O evento, que acontece até a próxima quarta-feira (14) no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, tem como objetivo principal debater a importância e repercussões da Gestão Ambiental para a sociedade atual.

Mesa de Abertura do Congestas 2016


Na mesa de abertura do Congestas 2016 estavam presentes José Etham de Lucena Barbosa (Vice-Reitor da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB), Ronilson José da Paz (coordenador do evento) e Tarcísio Valério da Costa (representando a Universidade Federal da Paraíba).

Luciano Alvarenga proferindo a palestra de abertura


A palestra de abertura foi proferida por Luciano José Alvarenga, que é doutorando e mestre em Ciências Naturais, pela Universidade Federal de Ouro Preto, doutorando em Ciências Jurídicas, pela Universidade do Minho, Portugal. Possui graduação em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e autor de ensaios, artigos e livros em temáticas ambientais.

Ao proferir a palestra "Fundamentos para a proteção jurídica da geodiversidade", o pesquisador Luciano José Alvarenga discorreu sobre os fundamentos científicos e culturais para a proteção do patrimônio geológico-paisagístico, bem como sobre alguns instrumentos jurídicos para essa proteção.

Belle Soares, Violinista e Cantora


Como atração musical para a abertura do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016 houve a apresentação da violinista e cantora Belle Soares, que presenteou e encantou os presentes com músicas de cantores resionais da Paraíba como Sivuca e Flávio José, com acompanhamento da plateia.

Cerca de 310 inscritos participam da quarta versão do Congestas 2016, que consiste em palestras e debates com especialistas, mesa-redonda e apresentação de trabalhos, e segue até a tarde dessa quarta-feira (14). Os palestrantes tratarão de temas relacionados à gestão ambiental e sustentabilidade, como a invasão biológica na perspectiva das mudanças climáticas, manejo racional de algarobas para combate à desertificação, licenciamento ambiental de Estação Rádio Base, poluição, gestão ambiental de unidades de conservação, pirólise lenta de tambor rotativo, controle e erradicação do caracol gigante africano, adequação municipal à Lei Complementar no 140/2011, microalgas para a otenção de biocombustíveis e co-produtos, aproveitamento da água residual da produção de biodiesel, sistemas agroflorestais e agroecologia, energia solar, aplicando o Princípio dos 3R's em resíduos eletrônicos, compostagem, Política Nacional de Resíduos Sólidos, e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

 
 

Contagem regressiva para o Congestas 2016

Postado por Ecogestão Brasil, em 9 de dezembro de 2016  •  Comentários (0)   

 

Está tudo pronto para a realização do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016. A lista dos congressistas que confirmaram a inscrição, através do pagamento da taxa, está disponível na página do Congestas 2016. Se o seu nome não consta na lista, procure informação na secretaria do congresso.

Nesse ano, o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016 que será realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2016, no Auditório da Reitoria, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa-PB.

Rp2 Comunicacao Express


Os trabalhos serão apresentados exclusivamente na forma de pôsteres, com as dimensões mencionadas na página destinada às inscrições (90 cm de altura e 60 cm de largura) devendo ser afixados a partir das 8:00 horas, da terça-feira (13), no local a ser indicado pela Comissão Científica, obedecendo a seguinte sequência: Eixos Temáticos ET-01, ET-02, ET-03, ET-04 e ET-05, no período da manhã, e os Eixos Temáticos ET-06, ET-07, ET-08, ET-09, ET-10 e ET-11, no período da tarde, a partir das 14:00 h.

Para assistir as palestras e participar de todas as atividades do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, é obrigatório e necessário portar o crachá de identificação, cedido apenas àqueles inscritos no congresso. Convidados serão aceitos apenas na abertura do evento.

A Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016 está à disposição dos congressistas para tornar a estadia em João Pessoa e a participação no evento o mais prazeroso possível. Quaisquer dúvidas e sugestões deverão ser encaminhadas à comissão, que responderá individualmente e anotará cada uma delas.

 
 

Comissão Organizadora do Congestas 2016 divulga a relação dos trabalhos técnicos-científicos

Postado por Ecogestão Brasil, em 3 de dezembro de 2016  •  Comentários (0)   

 

A Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, que será realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2016, no Auditório da Reitoria, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa-PB, em obediência ao cronograma, divulga a relação dos trabalhos ténicos-científicos.

Findo o prazo para a submissão dos trabalhos, foram recebidos para serem apresentados no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, 236 trabalhos, divididos em 11 eixos temáticos (ET), sendo 57 no ET-01 - Gestão Ambiental, 17 no ET-02 - Saneamento Ambiental, 24 no ET-03 - Meio Ambiente e Recursos Naturais, 5 no ET-04 - Recuperaãão de Áreas Degradadas, 28 no ET-05 - Recursos Hídricos, 20 no ET-06 - Energia, 13 no ET-07 - Direito Ambiental, 7 no ET-08 - Poluição Ambiental, 33 no ET-09 - Educação Ambiental, 7 no ET-10 - Saúde Ambiental, e 25 no ET-11 - Outros. Todos os trabalhos completos aceitos para apresentação serão, independentemente de apresentação serão publicados em meio digital nos Anais do Congestas 2016 (ISSN 2318-7603). Em sete dias de prorrogação foram submetidos mais 56 trabahos.

A Comissão Organizadora ainda informa que, de acordo com as normas do Congesta 2016, os trabalhos serão apresentados exclusivamente na forma de pôsteres, devendo ser afixados a partir das 8:00 horas, da terça-feira (13), no local a ser indicado pela Comissão Científica, obedecendo a seguinte sequência: Eixos Temáticos ET-01, ET-02, ET-03, ET-04 e ET-05, no período da manhã, e os Eixos Temáticos ET-06, ET-07, ET-08, ET-09, ET-10 e ET-11, no período da tarde, a partir das 14:00 h.

A relação dos trabalhos aceitos para apresentação pode pode ser encontrada aqui.

 
 

Registre sua presença no Congestas 2016 com profissionalismo

Postado por Ecogestão Brasil, em 2 de dezembro de 2016  •  Comentários (0)   

 

A Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, que será realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2016, no Auditório da Reitoria, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa-PB, informa aos interessados que credenciou profissionais para o registro das atividades do evento.

Mariana Camila Fotografias


O registro fotográfico será feito por Mariana Camila Fotografias, que pode ser contatada em sua fanpage no Facebook, onde seus trabalhos são registrados. Os congressistas podem contatá-la para combinar a quantidade e a forma como as fotografias deverão ser tiradas e a forma de recebimento das fotos: impressa, CD ou via e-mail.

Cavalcante Video


Para a filmagem, foi credenciado Cavalcante Vídeo que também pode ser contatado diretamente através de sua fanpage no Facebook.

Não é demais avisar que os valores relativos às fotografias e vídeos não estão incluídos na taxa de inscrição do Congestas 2016, devendo os congressitas interessados tratarem diretamente com os profissionais credenciados e com eles tirarem dúvidas e obter quaisquer esclarecimentos.

 
 

Comissão Organizadora do Congestas 2016 divulga relação provisória dos trabalhos técnicos-científicos

Postado por Ecogestão Brasil, em 28 de novembro de 2016  •  Comentários (0)   

 

A Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, que será realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2016, no Auditório da Reitoria, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa-PB, em obediência ao cronograma, divulga relação provisória dos trabalhos ténicos-científicos.

Até o presente momento, foram recebidos para serem apresentados no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, 180 trabalhos, divididos em 11 eixos temáticos (ET), sendo 35 no ET-01 - Gestão Ambiental, 13 no ET-02 - Saneamento Ambiental, 18 no ET-03 - Meio Ambiente e Recursos Naturais, 3 no ET-04 - Recuperaãão de Áreas Degradadas, 23 no ET-05 - Recursos Hídricos, 16 no ET-06 - Energia, 12 no ET-07 - Direito Ambiental, 6 no ET-08 - Poluição Ambiental, 25 no ET-09 - Educação Ambiental, 7 no ET-10 - Saúde Ambiental, e 22 no ET-10 - Outros. Todos os trabalhos completos aceitos para apresentação serão publicados em meio digital nos Anais do Congestas 2016 (ISSN 2318-7603).

A Comissão Organizadora ainda informa que, de acordo com as normas do Congesta 2016, os trabalhos serão apresentados exclusivamente na forma de pôsteres, devendo ser afixados a partir das 8:00 horas, da terça-feira (13), no local a ser indicado pela Comissão Científica.

A relação provisória dos trabalhos pode pode ser encontrada aqui.

 
 

Trabalhos técnicos-científicos para o Congestas 2016 poderão ser enviados até 30 de novembro

Postado por Ecogestão Brasil, em 21 de novembro de 2016  •  Comentários (0)   

 

Os congressistas terão nova oportunidade para enviarem seus trabalhos técnicos-científicos para o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016. Devido ao grande número de solicitações, a Comissão Científica resolveu prorrogar o prazo para o envio dos trabalhos. Assim, os trabalhos completos a serem apresentados no Congestas 2016 poderão ser enviados, exclusivamente por meio eletrônico, até o 30 de novembro de 2016, e devem estar relacionados a um dos eixos temáticos do Congestas 2016, ET-01 - Gestão Ambiental, ET-02 - Saneamento Ambiental, ET-03 - Meio Ambiente e Recursos Naturais, ET-04 - Recuperação de Áreas Degradadas, ET-05 - Recursos Hídricos, ET-06 - Energia, ET-07 - Direito Ambiental, ET-08 - Poluição Ambiental, ET-09 - Educação Ambiental, ET-10 - Saúde Ambiental, e ET-11 - Outros. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Congestas 2016 (ISSN 2318-7603) em meio digital.

Para inscrever o trabalho no Congestas 2016, basta enviar o trabalho completo (no formato DOC) para o e-mail oficial do congresso. O arquivo enviado será editado para adequá-lo à normar e comporá os Anais do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2014, em meio digital que possui ISSN.

Não há número máximo de trabalhos por autores, tampouco número máximo de autores por trabalho. Entretanto, a Comissão Científica do Congestas 2016 lembra que um autor com vários trabalhos poderá ter dificuldade de apresentar todos, bem como a co-autoria só deverá ser atribuída àqueles que realmente contribuíram para a realização do trabalho.

Nessa versão do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, portanto o autor deve prepará-lo e trazer consigo no dia agendado para a apresentação.

Para a fazer as inscriçães no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, basta acessar a sua página na Internet.
 
 

Parceria do Congestas 2016 oferece descontos em roteiro turistísco

Postado por Ecogestão Brasil, em 19 de novembro de 2016  •  Comentários (0)   

 

Parceria do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016 e a Criativa Turismo oferece desconto no roteiro turístico Fagundes e Ingá, dois municípios da Região do Semiárido do Estado da Paraíba.

Criativa Turismo - Inga e Fagundes


O roteiro turístico terá a seguinte programação:

* 07:00 h - Saída de João Pessoa

* Chegada na Pedra de Ingá, onde o guia fará uma apresentação do sítio arqueológico e vai contar toda a história e teorias sobre a origem das inscrições rupestres.

* Visita ao Museu de História Natural de ingá, onde o visitante vai conhecer o passado da megafauna da região e visita à lojinha de artesanato.

* City tour na cidade, saída para o Distrito de Pontina onde os visitantes irão conhecer o labirinto, uma renda produzida na região, com parada para o café na varanda.

* Trilha do Cruzeiro de Pontina, onde os visitantes farão uma trilha de nível médio/fácil até o topo do monólito para aproveitar a vista do alto da serra.

* Almoço em Fagundes num restaurante típico com uma vista belíssima sobre o vale.

* Visita à Pedra de Santo Antônio e à vista deslumbrante que se tem a partir dela, é um ponto turístico e religioso localizado na Serra do Bodopitá, no Município de Fagundes, Estado da Paraíba. A pedra tem seu nome em homenagem a Santo Antônio de Lisboa, conhecido como o Santo Casamenteiro, e é famosa pela tradição que diz que quem passar por debaixo dela consegue pretendentes a casamento.

* Teremos uma banca de venda de queijo artesanal produzido na cidade vizinha de Aroeiras, que é um verdadeiro hino ao paladar.

* Visita em uma tradicional casa de farinha que ainda hoje funciona (estamos a ver a possibilidade de haver moagem no dia).

* Visita a dois lajedos pouco conhecidos e de extrema beleza, onde iremos assistir ao por do sol.
* 17:15 h - Regresso a João Pessoa.

No preço do roteiro turístico está incluí a alimentação e não está incluído na inscrição do congresso.

Mais informações ligue ou envie mensagem para Mário - (83) 98826-9730 (Whatapp) ou acesse a fanpage da Criativa Turismo.

 
 

Submissão de trabalhos para o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016 prossegue até 20 de novembro

Postado por Ecogestão Brasil, em 1 de novembro de 2016  •  Comentários (0)   

 

Prosseguem as inscrições para o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, que será realizado no período de 11 a 14 de dezembro de 2016, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba.

Promocao Parahyba Hostel Os trabalhos completos a serem apresentados poderão ser enviados, exclusivamente por meio eletrônico, até 20 de novembro de 2016, e devem estar relacionados a um dos eixos temáticos do Congestas 2016, ET-01 - Gestão Ambiental, ET-02 - Saneamento Ambiental, ET-03 - Meio Ambiente e Recursos Naturais, ET-04 - Recuperação de Áreas Degradadas, ET-05 - Recursos Hídricos, ET-06 - Energia, ET-07 - Direito Ambiental, ET-08 - Poluição Ambiental, ET-09 - Educação Ambiental, ET-10 - Saúde Ambiental, e ET-11 - Outros. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Congestas 2016 (ISSN 2318-7603) em meio digital.

Para a realização das inscriçães no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2014, basta acessar a sua página na Internet.
 
 
 
 
 
 

Inscrições para o Congestas 2016 tem desconto até 15 de outubro

Postado por Ecogestão Brasil, em 1 de outubro de 2016  •  Comentários (0)   

 

Devido à greve dos bancos e atendendo a diversos pedidos, pesquisadores, gestores, técnicos e dirigentes, do setor público e privado, da áea de Gestão Ambiental, estudantes e demais interessados em participar do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016 terão desconto nas inscrições realizadas até dia 15 de outubro, que corresponde ao primeiro prazo das inscrições com descontos.

O Congestas 2016, que chega a sua quarta edição, será realizado em João Pessoa (Paraíba), no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, no período de 11 a 14 de dezembro de 2016, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), da Rede de Educação Ambiental da Paraíba (REA/PB) e de outros parceiros.

Os trabalhos completos a serem apresentados na versão 2016 do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, poderão ser enviados, exclusivamente por meio eletrônico, até o dia 20 de novembro de 2016, e devem estar relacionados com um dos eixos temáticos do Congestas 2016, ET-01 - Gestão Ambiental, ET-02 - Saneamento Ambiental, ET-03 - Meio Ambiente e Recursos Naturais, ET-04 - Recuperação de Áreas Degradadas, ET-05 - Recursos Hídricos, ET-06 - Energia, ET-07 - Direito Ambiental, ET-08 - Poluição Ambiental, ET-09 - Educação Ambiental, ET-10 - Saúde Ambiental, e ET-11 - Outros. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Congestas 2016 (ISSN 2318-7603) em meio digital.

Para a participação das atividades do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congrestas 2016, que incluirão palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, estão sendo esperados profissionais da Bahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, entre outros Estados, além de Lisboa e Coimbra, em Portugal.


Para a realização das inscriçães no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2014, basta acessar a sua página na Internet.

 
 

Profissionais e ambientalistas discutem em João Pessoa a gestão ambiental e a sustentabilidade

Postado por Ecogestão Brasil, em 9 de setembro de 2016  •  Comentários (0)   

 

A Cidade de João Pessoa será mais uma vez o palco da edição do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, que tem o objetivo de debater a importância da gestão ambiental para a garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente justo para esta e para as próximas gerações. O evento será realizado em João Pessoa (Paraíba), no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, no período de 11 a 14 de dezembro de 2016, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), da Rede de Educação Ambiental da Paraíba (REA/PB) e de outros parceiros.

Os trabalhos completos a serem apresentados na versão 2016 do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016, poderão ser enviados, exclusivamente por meio eletrônico, até o dia 20 de novembro de 2016, e devem estar relacionados com um dos eixos temáticos do Congestas 2016, ET-01 - Gestão Ambiental, ET-02 - Saneamento Ambiental, ET-03 - Meio Ambiente e Recursos Naturais, ET-04 - Recuperação de Áreas Degradadas, ET-05 - Recursos Hídricos, ET-06 - Energia, ET-07 - Direito Ambiental, ET-08 - Poluição Ambiental, ET-09 - Educação Ambiental, ET-10 - Saúde Ambiental, e ET-11 - Outros. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Congestas 2016 (ISSN 2318-7603) em meio digital.

Para a participação das atividades do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congrestas 2016, que incluirão palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, estão sendo esperados profissionais da Bahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, entre outros Estados, além de Lisboa e Coimbra, em Portugal.