Gestão de unidades de conservação e poluição ambiental foram temas tratados no segundo dia do Congestas 2016
Postado por Ecogestão Brasil, em 12 de dezembro de 2016 • Comentários (0)
Para o segundo dia do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e
Sustentabilidade - Congestas 2016, foram proferidas seis palestras e
uma mesa-redonda.
De início, o Biólogo José Etham de Lucena Barbosa, da Universidade Estadual da Paraíba, proferiu a palestra "Invasão biológica na perspectiva das mudanças climáticas", alertando para os riscos da introdução de espécies exóticas, principalmente com a existência do fenômeno do aquecimento global intensificado.
Depois, foi a vez da também Bióloga Carolina Cigerza Camargo, da Secretaria de Meio Ambiente do Municício de João Pessoa, discorrer sobre o "Licenciamento ambiental de Estação Rádio Base (ERBs)", principalmente levando-se em consideração as incongruências encontradas na legislação ambiental nacional e municipal (João Pessoa).
Encerrando a programação do período da manhã a Professora Doutora Bióloga Maria do Socorro Viana do Nascimento, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), proferiu a palestra "A poluição dentro de você: os contaminantes ambientais e seus efeitos no corpo humano", que alertou a plateia sobre os riscos à saúde humana dos contaminantes a qual estamos expostos e deu algumas discas de como evitá-los.
No início do período da tarde, foi realizada a mesa-redonda "Poluição sonora, mineração, processo administrativo ambiental e suas regulamentações punitivas", que foi moderada pela Dra. Yanara Pessoa Leal, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), contando com os palestrantes Dr. Franklin Furtado de Almeida, da Advocacia Geral da União (AGU), Dr. Ieuri Amaral Rolim, da Faculdade Internacional da Paraíba (FAP) e da Dra. Maria do Socorro Menezes, da Secretaria do Meio Ambiente do Municício de João de Pessoa, que terminou tornando-se uma verdadeira aula de cidadania ambiental.
Ao proferir a palestra Gestão ambiental de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN): o caso da Fazenda Almas no Semiãrido da Paraíba, o gestor dessa Unidade de Conservação, M. Sc. José Roberto Lima, mostrou a importância da criação de Unidades de Conservação, principalmente no Bioma Caatinga, que é um dos ecossistemas brasileiro mais negligenciado, no que diz respeito à proteção legal, bem como discorreu sobre as estatégias utilizadas para a conservação dessa área protegida.
Finalizando a programação do segundo dia do Congestas 2016, o Professor Dr. Henrique John Pereira Neves, do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), do Município de Caruaru, proferiu a palestra "Tratamento alternativo de ar poluído utilizando sucata", demonstrando que, com criatividade e poucos recursos, podem-se criar equipamentos alternativos para melhorar a qualidade do meio ambiente.