Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2013
 
 

Palestrantes

Postado por Ecogestão, em 5 de junho de 2013  •  Comentários (0)   

 

 

Andre Luiz Queiroga Reis

André Luiz Queiroga Reis  
É químico, possui mestrado e é doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB, na área de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. É Professor da UFPB Virtual do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Também é técnico de laboratório da Universidade Federal da Paraíba, atuando principalmente nos temas relacionados a trabalhos de campo para coletas de amostras de água, solos, efluentes, elementos biológicos e arqueológicos. Bem como realizando análises físicas e químicas, incluindo metais pesados em de água, solos, resíduos e efluentes. Tem experiência em instrumentação e aparelhagem em laboratórios de química e gerenciamento de laboratórios e trabalhos de campo, bem como na atuaçço nos seguintes temas relacionados à Gestão Química de Qualidade, Segurança Alimentar e Meio Ambiente. Atualmente desenvolve pesquisas voltadas para sustentabilidade urbana, recuperação de rios urbanos e ecossistemas costeiros e aplicação metodológica de índices e indicadores de sustentabilidade nas cidades.

Carlos Frederico Bernardo Loureiro

Carlos Frederico Bernardo Loureiro  
Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), graduação em Ecologia (bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente, é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos), ambos da UFRJ. Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Pesquisador do CNPq. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. Autor de inúmeros livros e artigos em Educação Ambiental. Parecerista ad hoc de diversos periódicos, CNPq, Capes e fundações de amparo à pesquisa. Linhas de pesquisa: Educação Ambiental e Movimentos Sociais; Educação Ambiental e Escolas; Educação Ambiental na Gestão Pú;blica.

Danielle Machado Vieira

Danielle Machado Vieira  
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutoranda pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Atualmente, é professora do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Modalidade a Distância, na Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência como Professora de ensino fundamental, médio e superior (Biologia Celular e Molecular, Histologia, Imunologia, Biotecnologia, Zoologia, Metodologia do Ensino de Ciências), bem como consultoria ambiental, com análise biológica de águas.

Emanuel Vieira Goncalves

Emanuel Vieira Gonçalves  
É Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Especialista em Direito Tributário pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Especialista em Gestão Ambiental da Indústria pela UEPB, Advogado, sócio da LL&G Advocacia, empresário, Conselheiro do Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Paraíba (COPAM) e Consultor Ambiental da Federação das Indústrias dos Estado da Paraíba (FIEP).

Getulio Luis de Freitas

Getúlio Luis de Freitas  
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Especialização em Habitat Humano e Meio Ambiente pela mesma universidade, através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA. Atualmente, é Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com lotação Reserva Biológica Guaribas, no litoral norte paraibano.

Helio Gurgel

Hélio Gurgel Cavalcanti  
É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com atuação na elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto sobre o Meio Ambiente (RIMA) e autor de vários pareceres jurídicos para licenciamentos ambientais, depositados legalmente junto à Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), onde foi presidente. Atualmente, é o presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

Ieure Amaral Rolim

Ieure Amaral Rolim  
É formado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Direito Ambiental, está concluindo mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental. Trabalha na Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) desde 1982, começou como técnico de laborat´rio, depois atuou como fiscal, já foi Coordenador de Controle Ambiental, chefiou o Programa de Controle de Ruído e já foi Chefe de Fiscalização. Atualmente, é Diretor Técnico da SUDEMA e professor do Curso de Engenharia Ambiental, da Faculdade Internacional da Paraíba (UNPB/FPB).

Joacio de Araujo Morais Junior

Joácio de Araújo Morais Júnior  
Obteve graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em DEA STD Sciences et Techniques du Déchet - Institut National Des Sciences Appliquées de Lyon (2003) e doutorado em Sciences Et Techniques Du Déchet - Institut National Des Sciences Appliquées de Lyon (2006) conferido pela Escola Doutoral Chimie de Lyon (Chimie, Procédés, Environnement) e devidamente reconhecido (revalidado) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Possui experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Pré-Tratamento Mecânico e Biológico, atuando principalmente nos temas relacinados a resíduos sólidos, tratamento mecanobiológico, biogás, recirculação do lixiviado e monitoramento de aterros. Atualmente, é professor no Centro de Tecnologia da UFPB, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e Ambiental (PPGEUA) da UFPB. Na área associativa, é membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES e representa a associação no Conselho Municipal de Meio Ambiente do Município de João Pessoa - COMAM.

Jose Farias de Souza Filho

José Farias de Souza Filho  
Doutorando em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB (2010). Especialista em Direito pela UFPB (1983). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB (1982), membro do Ministério Público do Estado da Paraíba, é titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Social na Comarca de João Pessoa desde março de 1999. Professor Adjunto do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (FESMIP), ministra aulas e orienta pesquisas nas disciplinas Direito Ambiental, Direito Agrário e Direito Agroambiental. Seus interesses de pesquisa centram-se nas áreas de Conservação da Natureza, Desenvolvimento Sustentável, Direito Agrário, Direito Ambiental, Ecologia, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Psicologia Ambiental e Psicologia do Desenvolvimento.

Maria Cristina Basilio Crispim da Silva

Maria Cristina Basílio Crispim da Silva  
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e doutorado em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos temas realcionados a zooplâncton, semiárido, biodiversidade, conservação de espécies, aquicultura, gestão ambiental, bioremediação, ecoturismo e Educação Ambiental.

Miguel Aloysio Sattler

Miguel Aloysio Sattler  
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e em Agronomia, pela mesma universidade em 1978. Obteve o seu doutorado pela University of Sheffield (1987) e pós-doutorado pela University of Liverpool, ambos em Ciências Ambientais Ligadas à Edificação. Trabalhou por mais de 15 anos na Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - CIENTEC e há mais de 20 anos atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, da UFRGS, onde atualmente é Professor Associado. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Edificações e Comunidades Sustentáveis, atuando nos temas realcionados à Sustentabilidade, Construções Sustentáveis, Engenharia Urbana Sustentável, Conforto Ambiental e Habitação Popular, atuando conjuntamente em pesquisa, ensino e extensão. Publicou 14 artigos em periódicos especializados e 174 trabalhos em anais de eventos. Possui cinco capítulos de livros e dez livros publicados.

Priscilla Torquato Tavares

Priscilla Torquato Tavares  
Graduada em Engenharia Ambiental, pela Universidade Federal do Tocantins (2007), e especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Fundação Oswaldo Cruz (2010). Atualmente, é Analista Ambiental, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, lotada na Superintendêcia na Paraíba.

Ronilson Jose da Paz

Ronilson José da Paz  
Possui graduação em Ciências Biológicas, nas habilitações Bacharelado e Licenciatura Plena, pela Universidade Federal da Paraíba (ambas em 1989) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia), também pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Atualmente, é Servidor Público Federal, exercendo o cargo de Analista Ambiental, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, lotado na Superintendência de João Pessoa (Paraíba), no Núcleo de Licenciamento Ambiental, e Servidor Público Estadual, acumulando licitamente o cargo de professor das disciplinas Ciências, no Ensino Fundamental, e Biologia, no Ensino Médio, lotado também em João Pessoa. Foi agraciado em 2010, pela Assembleia Legislativa da Paraíba, com a Comenda Verde. É membro do Conselho de Proteção Ambiental da Paraíba (COPAM), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), do Conselho Municipal de Meio Ambiente do Município de João Pessoa (COMAM), do Comitê Gestor do Projeto Orla de João Pessoa, do Comitê Gestor do Projeto Orla de Cabedelo e do Comitê Gestor do Projeto Orla de Conde. É autor e organizador dos livros Perspectivas do Ensino de Pós-Graduação no Brasil (Editora Universitária/UFPB, 1998), Legislação Federal Aplicada ao Biólogo (Holos Editora, 2002), Unidades de Conservação no Brasil: História e Legislação (Editora Universitária/UFPB, 2006), Fundamentos, Reflexões e Experiências em Educação Ambiental (Editora Universitária/UFPB, 2006), Gestão de Áreas Protegidas: Processos e Casos Particulares (Editora Universitária/UFPB, 2007), A Bacia do Rio Gramame: Biodiversidade, Uso e Conservação (Editora da UEPB, 2009) e Gestão Ambiental: O Caminho para a Sustentabilidade (Editora Universitária/UFPB, 2010), além de vários artigos e resumos em periódicos especializados e em anais de congressos. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada (Limnologia), atuando principalmente nas áreas relacionadas com Ecologia de Ecossistemas de Água Doce (Limnologia), Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, Toxicologia Aquática, Ensino de Biologia, Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

Suenia Cibelle Costa de Oliveira

Suênia Cibelle Costa de Oliveira  
É bacharela em Turismo, pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, da Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente, é diretora do Jardim Botânico de João Pessoa.

Talden Queiroz Farias

Talden Queiroz Farias  
É advogado, consultor jurídico e professor universitário. Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2000) e fez especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e em Gestão e Controle Ambiental pela Universidade Estadual de Pernambuco (2003). Cursou mestrado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011), com estágio de pesquisa realizado junto à Universidade de Salamanca/Espanha. Atualmente é doutorando em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba, tendo sido anteriormente professor da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Estadual da Paraíba. É autor dos livros Introdução ao Direito Ambiental (Editora Del Rey, 2009), Licenciamento Ambiental: Aspectos Teóricos e Práticos, (Editora Fórum, 2013), e Direito Ambiental: Tópicos Especiais (Editora Universitária/UFPB, 2007), bem como co-organizador dos livros Gestão de Áreas Protegidas: Processos e Casos Particulares (Editora Universitária/UFPB, 2007) e Gestão Ambiental: O Caminho para a Sustentabilidade (Editora Universitária/UFPB, 2010), além de vários artigos e alguns capítulos de livros. Foi Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa e membro do Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Paraíba (COPAM).

Tarcisio Valerio da Costa

Tarcísio Valério da Costa  
É Economista da Universidade Federal da Paraíba, campus I, lotado na Próreitoria de para Assuntos Comunitários/PRAC. Membro da Rede Paraibana de Educação Ambiental/REA-PB. Diretor Executivo do Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária - GETEC, capacitando nas áreas de Associativismo e Educação ambiental. Membro do Rotary Club de Bayeux. Aluno especial do PRODEMA; Secretário de Indústria e Comercio Turismo e Meio Ambiente do Município de Bayeux-PB, no período de janeiro de 1997 a maio de 2002. Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Paraíba - CIEA, a partir de 2002. Membro da Comissão Organizadora Estadual - COE, da Conferência Estadual de Meio Ambiente, versão 2013. Publicou o livro O Sol Nasce para Todos: Leitura e Interpretação do Estatuto Social da Colônia de Pescadores, editado pelo Banco do Nordeste, Fortaleza-CE, em 2003. É Bacharel em Ciências Econômicas (UFPB, 1985) e Bacharel em Ciências Contábeis (UNIPÊ, 1996), bem como é Especialista em Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Municipal e Urbano - XVI CEMUAM (IBAM, 1987). Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública (TCE-PB, 2008). Presta assessoria às diversas prefeituras no Estado da Paraíba na área das políticas públicas de resíduos solidos.

Thiago Silva

Thiago César Farias da Silva  
Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e título de Mestre em Zoologia (2010), pela mesma instituição. Atualmente é Coordenador de Estudos Ambientais (CEA), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema)/PB. Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, e gestão de Unidades de Conservação.