Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2013
 
 

Abertura do Congestas 2013 contou com a presença de Belle Soares

Postado por Ecogestão, em 3 de outubro de 2013  •  Comentários (0)   

 

A abertura oficial, nesta quarta-feira (2), do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2013, trouxe à Cidade de João Pessoa pesquisadores de vários estados do Brasil.

A mesa de autoridades na abertura oficial do Congestas 2013, contou com a participação de Edberto Farias de Novaes, Superintendente Substituto do IBAMA na Paraíba, Editon Rodrigues Nóbrega, Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Ronilson José da Paz, coordenador do evento, Ronilton Lins, Procurador e representante da Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba, e de Tarcísio Valério da Costa, economista da Universidade Federal da Paraíba, que proferiu a palestra de abertura.

O organizador do Congestas 2013, Ronilson José da Paz, saudou os participantes e externou a alegria da Comissão Organizadora em estar recebendo, em sua primeira edição, mais de 430 participantes e 181 trabalhos inscritos e aptos para apresentação.

Para abrilhantar ainda mais a abertura do evento, a violinista e cantora Belle Soares presentou a audiência com uma magnífica apresentação, onde tocou seu violino, cantou e dançou, apresentando um repertório que incluiu inclusive músicas regionais.

Belle Soares tornou-se conhecida na Paraíba através de suas apresentações diárias durante o famoso "Pôr do Sol da Praia do Jacaré", em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa, e vem destacando-se no cenário artístico nacional pela sua performance inovadora, agregando ao seu talento instrumental, o canto e a dança.

Em seguida, o economista da Universidade Federal da Paraíba, Tarcísio Valério da Costa, proferiu a palestra Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos: O Caso do Município de Bonito de Santa Fé-PB, onde foi apresentada a experiência da gestão dos resíduos sólidos por uma associação de catadores, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Sobre o evento
De 2 a 4 de outubro, no auditório da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, profissionais de todo o Brasil participam do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2013.

A programação conta com 11 palestras e duas mesas-redondas. Dentro da programação, estarão presentes, entre outros, o Curador do Meio Ambiente do Município de João Pessoa, Dr. José Farias de Souza Filho, que vai proferir a palestra Lixo e Comportamento: A Interdisciplinaridade da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o professor Miguel Aloysio Sattler, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que vai proferir a palestra Edificações e Comunidades Sustentáveis, e o Dr. Hélio Gurgel, presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que vai proferir a palestra Legislação Ambiental.

Também está programada a realização de duas mesas-redondas. Uma intitulada Audiências Públicas como Princípio da Participação Popular e da Informação no Processo de Licenciamento Ambiental e a outra, O Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) à Luz da Lei Complementar nš 140/2011.

O Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2013 tem como objetivo debater a importância da gestão ambiental para a manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente justo para esta e para as próximas gerações, contando com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (SUDEMA), da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (SEMAM), da Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo (SEMA), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB), da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), do Instituto de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB), da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), do Hotel Littoral, da Rede de Educação Ambiental da Paraíba (REA/PB), da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (EMLUR), da Totem Turismo, da Rede Brasileira de Informações Ambientais (REBIA), e de outros parceiros.

 
 


Comentários



Nome:

 
E-mail:

 
Página:

 
Comentário: