Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018
 
 

Educação e mudanças climáticas foi tema da abertura do Congestas 2018

Postado por Ecogestão Brasil, em 17 de outubro de 2018  •  Comentários (0)   

 

Teve início nesta quarta-feira (17) o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, que contou com a palestra Educação e Mudanças Climáticas, proferida pelo Biólogo Ricardo Harduim.

Na ocasião o representante da OSCIP PRIMA - Mata Atlântica e Sustentabilidade, o Biólogo Ricardo Harduim, entregou o certificado à organização do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018 atestando a neutralização as emissões de GEE - Gases do Efeito Estufa, com objetivo de mitigar as consequências do aquecimento global, colaborando na construção de uma 'sociedade de baixo carbono' por meio do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.

Neste ano, o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018 está sendo realizado entre os dias 17 e 19 de outubro de 2018, no Auditório do Centro de Tecnologia, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa-PB, onde ficam localizados a Direção do Centro e as Coordenações dos cursos e departamentos.

Para assistir as palestras e participar de todas as atividades do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, é obrigatório e necessário portar o crachá de identificação, cedido apenas àqueles inscritos no congresso. Convidados serão aceitos apenas na abertura do evento.

 
 

Contagem regressiva para o Congestas 2018

Postado por Ecogestão Brasil, em 16 de outubro de 2018  •  Comentários (0)   

 

Está tudo pronto para a realização do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018. A lista dos congressistas que confirmaram a inscrição, através do pagamento da taxa, está disponível na página do Congestas 2018 (veja aqui). Se o seu nome ainda não consta na lista, procure informação na secretaria do congresso.

Neste ano, o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018 será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro de 2018, no Auditório do Centro de Tecnologia, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa-PB, onde fica localizado a Direção do Centro.

Ao todo, o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018 recebeu 139 trabalhos, que foram aceitos para apresentação. Os trabalhos serão apresentados tanto na modalidade oral, quanto na modalidade pôsteres (paineis), com as dimensões mencionadas na página destinada às inscrições (90 cm de altura e 60 cm de largura) devendo ser afixados a partir das 13:00 horas, da sexta-feira (19), no local a ser indicado pela Comissão Organizadora (veja a relação dos trabalhos aqui).

Para assistir as palestras e participar de todas as atividades do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, é obrigatório e necessário portar o crachá de identificação, cedido apenas àqueles inscritos no congresso. Convidados serão aceitos apenas na abertura do evento.

A Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018 está à disposição dos congressistas para tornar a estadia em João Pessoa e a participação no evento o mais prazeroso possível. Quaisquer dúvidas e sugestões deverão ser encaminhadas à comissão, que responderá individualmente e anotará cada uma delas.

 
 

Comissão Organizadora do Congestas 2018 divulga a relação dos trabalhos técnicos-científicos

Postado por Ecogestão Brasil, em 3 de outubro de 2018  •  Comentários (0)   

 

A Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, que será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro de 2018, no Auditório do Centro de Tecnologia, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa-PB, divulga a relação dos trabalhos ténicos-científicos aprovados para apresentação e publicação nos anais do congresso.

Findo o prazo para a submissão dos trabalhos, foram recebidos para serem apresentados no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, 138 trabalhos, divididos em 11 eixos temáticos (ET), sendo 21 no ET-01 - Gestão Ambiental, 11 no ET-02 - Saneamento Ambiental, 29 no ET-03 - Meio Ambiente e Recursos Naturais, 3 no ET-04 - Recuperação de Áreas Degradadas, 16 no ET-05 - Recursos Hídricos, 17 no ET-06 - Energia, 6 no ET-07 - Direito Ambiental, 4 no ET-08 - Poluição Ambiental, 21 no ET-09 - Educação Ambiental, 2 no ET-10 - Saúde Ambiental, e 8 no ET-11 - Outros. Todos os trabalhos completos aceitos para apresentação serão, independentemente de apresentação, serão publicados em meio digital nos Anais do Congestas 2018 (ISSN 2318-7603).

A Comissão Organizadora ainda informa que, de acordo com as normas do Congesta 2018, os trabalhos serão apresentados na modalidade de pôsteres e orais, devendo os posteres serem afixados a partir das 13:00 horas, da sexta-feira (19), no local a ser indicado pela Comissão Científica. O modelo para confecção dos paineis pode ser obtido no site do congresso. As apresentações orais serão realizadas no Auditório do Centro de Tecnologia, da Universidade Federal da Paraíba. Não há modelo para a apresentação oral, mas Comissão Organizadora alerta os congressistas para não extrapolarem o tempo da apresentação.

A relação dos trabalhos aceitos para apresentação pode pode ser encontrada aqui.

 
 

Trabalhos técnicos-científicos para o Congestas 2018 poderão ser enviados até 30 de setembro

Postado por Ecogestão Brasil, em 18 de setembro de 2018  •  Comentários (0)   

 

Atendendo a inúmeros pedidos, os congressistas terão nova oportunidade para enviarem seus trabalhos técnicos-científicos completos para o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018. Devido ao grande número de solicitações, a Comissão Científica resolveu prorrogar o prazo para o envio dos trabalhos. Assim, os trabalhos completos a serem apresentados no Congestas 2018 poderão ser enviados, exclusivamente por meio eletrônico, até o 30 de setembro de 2018, e devem estar relacionados a um dos eixos temáticos do Congestas 2016, ET-01 - Gestão Ambiental, ET-02 - Saneamento Ambiental, ET-03 - Meio Ambiente e Recursos Naturais, ET-04 - Recuperação de Áreas Degradadas, ET-05 - Recursos Hídricos, ET-06 - Energia, ET-07 - Direito Ambiental, ET-08 - Poluição Ambiental, ET-09 - Educação Ambiental, ET-10 - Saúde Ambiental, e ET-11 - Outros. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Congestas 2018 (ISSN 2318-7603) em meio digital.

Para inscrever o trabalho no Congestas 2018, basta enviar o trabalho completo (no formato DOC) para o e-mail oficial do congresso, acompanhando a comprovação do pagamento da inscrição do primeiro autor e do coautor que apresentará o trabalho, qando o primeiro autor não estiver presente no evento. O arquivo enviado será editado para adequá-lo à normas e comporá os Anais do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, em meio digital que possui ISSN.

Não há número máximo de trabalhos por autores, tampouco número máximo de autores por trabalho. Entretanto, a Comissão Científica do Congestas 2018 lembra que um autor com vários trabalhos poderá ter dificuldade de apresentar todos, bem como a coautoria só deverá ser atribuída àqueles que realmente contribuíram para a realização do trabalho e que o primeiro autor do trabalho deve estar iscrito no Congestas 2018.

Nesta versão do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, os trabalhos serão apresentados na forma de pôster e oral, portanto o autor deve indicar o modo de apresentação e prepará-lo e trazer consigo no dia agendado para a apresentação.

Para fazer as inscriçães no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, basta acessar a sua página na Internet.
 
 

Inscrições para o Congestas 2018 continua com descontos até 17 de setembro

Postado por Ecogestão Brasil, em 31 de julho de 2018  •  Comentários (0)   

 

Promocao Parahyba Hostel A Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018 resolveu manter o desconto nas inscrições até o dia 17 de setembro, para os os valores corresponde ao primeiro prazo das inscrições com descontos.

O Congestas 2018, que chega à sua sexta edição, será realizado em João Pessoa (Paraíba), na Universidade Federal da Paraíba, no período de 17 a 19 de setembro de 2018, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), da Rede de Educação Ambiental da Paraíba (REA/PB) e de outros parceiros.

Os trabalhos completos a serem apresentados na versão 2018 do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, poderão ser enviados, exclusivamente por meio eletrônico, até o dia 17 de setembro de 2018, e devem estar relacionados com um dos eixos temáticos do Congestas 2018, ET-01 - Gestão Ambiental, ET-02 - Saneamento Ambiental, ET-03 - Meio Ambiente e Recursos Naturais, ET-04 - Recuperação de Áreas Degradadas, ET-05 - Recursos Hídricos, ET-06 - Energia, ET-07 - Direito Ambiental, ET-08 - Poluição Ambiental, ET-09 - Educação Ambiental, ET-10 - Saúde Ambiental, e ET-11 - Outros. Todos os trabalhos aceitos, independentemente de serem apresentados, serão publicados nos Anais do Congestas 2018 (ISSN 2318-7603) em meio digital.

Para a participação das atividades do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congrestas 2018, que incluirão palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, estão sendo esperados profissionais da Bahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, entre outros Estados, além de Lisboa e Coimbra, em Portugal.

Para a realização das inscriçães no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, basta acessar a sua página na Internet.

 
 

Congestas 2018 'Carbono Zero'

Postado por Ricardo Harduim, em 10 de junho de 2018  •  Comentários (0)   

 

A certificação PRIMA representa uma atitude de cidadania planetária e um instrumento voluntário para a construção de uma Sociedade de Baixo Carbono.


Selo PRIMA A maioria dos renomados membros da Comunidade Científica Internacional desenvolve avançados estudos acerca de um dos maiores problemas ambientais na atualidade, o aquecimento global. Muitos entendem a sustentabilidade como o único caminho a seguir para promover um modelo de vida com segurança socioambiental local, regional e planetária.

A iniciativa da organização do Congestas em fazer a sua versão 2018 'Carbono Zero' renova o entusiasmo da ciência da conservação ambiental, de seus parceiros, dos participantes e dos cidadãos que buscam a melhoria da qualidade de vida.

Ainda não é comum encontrar realizadores de eventos ecológicos que se preocupam e assumem o papel de partícipes na preservação e conservação ambiental. O Congestas cumpre a metodologia e recebe a certificação 'Evento Neutro em Carbono' sendo outorgado com o SELO PRIMA.

Na prática, são identificados os dados referentes às emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), tais como o transporte terrestre e aéreo, o consumo de energia elétrica, hospedagens, a geração de resíduos orgânicos, o uso de geradores, etc.

A seguir, a equipe PRIMA calcula a quantidade de carbono e o número de árvores a serem plantadas. As árvores, nativas da Mata Atlântica, são plantadas em uma área de preservação permanente (APP), pois precisam de 20 anos para realizar a fotossíntese necessária incorporando o carbono em sua biomassa.

As espécies nativas garantem o sequestro de GEE da atmosfera e, portanto, podem ser utilizadas em projetos de plantio para a neutralização de carbono. O Congestas demonstra o interesse em associar o seu trabalho à preservação e conservação ambiental. A importância da recuperação dos ecossistemas é vital para o equilíbrio da biodiversidade.

Outra ação importante é o compromisso assumido com a Educação Ambiental e a Eficiência Energética na realização dos eventos.

Portanto, podemos acreditar que é possível haver mudanças em direção à sustentabilidade. O Congestas assume a liderança no Nordeste em colaborar na construção de uma sociedade de baixo carbono, recebendo por isto o título por desenvolver esse projeto que apresenta um novo modelo no combate aos problemas sociais resultantes da degradação ambiental.

Para uma instituição ou evento receber o SELO PRIMA MUDANÇAS CLIMÁTICAS, é calculada a emissã o de gases do efeito estufa (GEE) e em seguida o número de indivíduos arbóreos que absorverão da atmosfera a quantidade de CO2 equivalente (CO2e) necessária para a devida compensação.

O CO2e é uma medida utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa com base no potencial de aquecimento global de cada um, sendo o resultado da multiplicação das toneladas emitidas do gás pelo seu potencial de aquecimento global.

A OSCIP PRIMA Mata Atlântica e Sustentabilidade utiliza como base para todos os seus cálculos as metodologias e parâmetros aprovados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pela Organização das Nações Unidas (UN-IPCC - Intergovernamental Pannel on Climate Change), assim como os procedimentos propostos pelo GHG Procol, protocolo produzido pelo Word Resoucers Institute (WRI). Todas essas são ferramentas técnicas internacionais atualizadas e desenvolvidas para estimativas e cálculos de emissões e suas devidas neutralizações.

Profissionais e ambientalistas discutem em João Pessoa a gestão ambiental e a sustentabilidade

Postado por Ecogestão Brasil, em 10 de junho de 2018  •  Comentários (0)   

 

O Município de João Pessoa será mais uma vez o palco da edição do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, que tem o objetivo de debater a importância da gestão ambiental para a garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente justo para esta e para as próximas gerações. O evento será realizado em João Pessoa (Paraíba), no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, no período de 17 a 19 de outubro de 2018, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), da Rede de Educação Ambiental da Paraíba (REA/PB) e de outros parceiros.

Os trabalhos completos a serem apresentados na versão 2018 do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018, poderão ser enviados, exclusivamente por meio eletrônico, até o dia 17 de setembro de 2018, e devem estar relacionados com um dos eixos temáticos do Congestas 2018, ET-01 - Gestão Ambiental, ET-02 - Saneamento Ambiental, ET-03 - Meio Ambiente e Recursos Naturais, ET-04 - Recuperação de Áreas Degradadas, ET-05 - Recursos Hídricos, ET-06 - Energia, ET-07 - Direito Ambiental, ET-08 - Poluição Ambiental, ET-09 - Educação Ambiental, ET-10 - Saúde Ambiental, e ET-11 - Outros. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Congestas 2018 (ISSN 2318-7603) em meio digital.

Esta versão do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2018 contará com muitas novidades, alguns trabalhos serão escolhidos para serem apresentados na forma oral e haverá três minicursos, à escolha dos congressistas.

A programação está sendo construída e oportunamente será divulgada no portal do congresso assim que os palestrantes forem confirmando.

Para a participação das atividades do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congrestas 2018, que incluirão palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, estão sendo esperados profissionais da Bahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, entre outros Estados, além de Lisboa e Coimbra, em Portugal.